The Eye

 

                                                 LENTES POLARIZADAS

                                    FILTRO POLARIZANTE – Uma breve história

 O conceito da luz polarizada com película sintética foi a idéia de Edwin Land, que se tornaria famoso, mais tarde, com a invenção da fotografia imediata com sua câmera Polaroid.
O conceito original de Land, para sua película polarizante sintética, era eliminar o brilho dos faróis dos automóveis colocando filtros polarizantes sobre os faróis e incorporando outro filtro polarizado nos pára-brisas dos carros. Essa idéia não foi aceita pelos fabricantes de veículos em face do alto custo.

Sua idéia seguinte (e melhor) foi incorporar seu filtro nos óculos solares. Para convencer a American Optical (AO) - maior fabricante de óculos do mundo na época (1937) - Land convidou os diretores para uma demonstração em um hotel de Boston.
Colocando um tanque dos peixes sob a luz solar direta pediu que os diretores da AO olhassem os peixes, mas em função da forte luz, muito pouco pode ser visto. Entregou-lhes, então, folhas de película polarizada e pediu que olhassem outra vez. Os peixes tornaram-se imediatamente visíveis.
Logo em seguida ao evento, a AO assinou um contrato para fazer os primeiros óculos solares polarizados. As primeiras lentes polarizadas foram feitas de duas folhas de cristal entremeadas por uma película polarizante. O sistema ótico era questionável e a “delaminação” era um problema constante.
Apesar disto, esta novidade óptica, tornou-se muito popular.

Princípios do Polarização
Podemos dizer que as lentes polarizadas agem como uma veneziana de modo que permitem a entrada de luz apenas em uma direção específica. Assim, o efeito polarizante consiste em eliminar o brilho horizontal que emana de diversas superfícies, tais como: superfície da água, estradas, neve, espelhos, carroceria de carros, etc...
Um fato importante é que as lentes polarizadas devem ser corretamente orientadas na armação, de modo que as lentes obstruam a luz refletida horizontal (como visto na figura).

                

APLICAÇÕES:
A obstrução da luz horizontal confere às lentes polarizadas uma proteção superior o que permite grande aplicabilidade em diversas atividades, tais como:
Dirigir: os óculos solares polarizados beneficiam dirigir qualquer tipo do veículo.
Esportes Náuticos: obstruir o brilho da luz solar refletida na superfície da água é um dos usos mais populares do efeito polarizante.
Vôo: Em aviões de pequeno porte o uso é largamente difundido – contudo não pode ser empregado pelos pilotos de grandes aeronaves, visto que a maioria dos aviões modernos já possui pára-brisas polarizados. O que poderia causar stress visual aos pilotos.
Esportes ao ar livre: Em qualquer atividade ao ar livre o uso das lentes polarizadas é aconselhável, quer se esteja sob o sol do trópico ou sob as baixas temperaturas dos montes nevados.

É sempre bom lembrar que as condições especiais de luminosidade (tais como: neve e deserto) exigem proteção extra para os olhos, já que o brilho da neve ou de areias muito claras pode causar cegueira.

Virtualmente toda a atividade ao ar livre é mais agradável com as lentes solares polarizadas!

   continuação...